quinta-feira, 9 de abril de 2015

Projeto de Articulação


               Em 1972, Piaget definiu a Interdisciplinaridade como um “Intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias disciplinas…(tendo) como resultado um enriquecimento recíproco”.

               "Trata-se de uma prática que não dilui as disciplinas no contexto escolar, mas que amplia o trabalho disciplinar na medida em que promove a aproximação e a articulação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos." (PIMENTA, Carlos, 2006 p.7)

               Com isso o saber continua dividido, mas o aluno compreende que a ramificação do saber é apenas uma forma facilitada de se estudar a parte de um todo; e que o mesmo vale para as disciplinas, onde cada conteúdo faz parte de uma totalidade.

               A prática docente estará centrada no trabalho para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiado em diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. Portanto, serão esses os fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não são a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas.

               Portanto, a interdisciplinaridade na escola deverá criar uma visão de totalidade no conceito de conhecimento, onde os alunos possam perceber que o mundo onde estão inseridos é composto de vários fatores e que a soma de todos dá uma visão global do conhecimento.


               Todas as articulações apresentadas resultaram do trabalho planeado em reuniões de Conselho de Turma, usufruindo da sua autonomia pedagógica na criação do Plano de Turma, procurou-se que este espelhasse uma gestão articulada de competências e conteúdos e foram desencadeadas as atividades que melhor se adequaram à turma, visando o sucesso dos alunos.
               

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