sábado, 17 de dezembro de 2016

Interdisciplinaridade na ARTE

O que é a ARTE, para ti?

 O tema ARTE foi lecionado nas disciplinas de Inglês, Francês, História e E.V., durante o 1.º período, 
o que deu azo à reflexão interdisciplinar sobre a importância da arte na nossa vida.
A arte reflete os acontecimentos do mundo de acordo com sua época e o talento para a arte é 
transversal às línguas, países, classes sociais, adultos, adolescentes e crianças. 
Perante o materialismo e a passividade face às tecnologias, a arte permite-nos ir ao 
encontro da beleza e fantasia.
A pintura, o teatro, a escultura, a música, a literatura permitem-nos expressar as emoções e 
desenvolver muitas aprendizagens, usando a nossa subjetividade, usando a introspeção, reflexão, 
concentração, ideias.
Os alunos refletiram sobre o significado e a importância da arte na sua vida e expressaram esses 
sentimentos, preferências, ideias e trabalhos realizados por si (enquanto artistas) num quadro da plataforma Padlet.
 
Veja AQUI o resultado final

https://padlet.com/luisalopes/9B_arte

Adaptação do conto de Charles Dickens, "A Christmas Carol"

A Christmas Carol, de Charles Dickens


         O texto de leitura extensiva de Inglês, A Christmas Carol, escrito por Charles Dickens e publicado em 1843, justificou o visionamento do filme da Disney, baseado na obra e realizado por Robert Zemeckis, em 2009. Mas alguns alunos do 9.º B encarnaram os personagens...

Clique AQUI para ver esse trailer...

http://www.jibjab.com/view/5rYse9Q4yejfItf8z9Yk

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Comemoração do Dia Europeu das Línguas - 26 de setembro de 2016

"Olá, somos o 9.º B. Nós falamos Português. E tu? 
  Que línguas falas?"
Os alunos do 9.º B desenvolveram uma atividade para celebrar o Dia Europeu das Línguas, no Agrupamento de Escolas de Ansião. Percebendo que na população escolar existem pessoas cujas línguas maternas e culturas não são as que predominam em Portugal, os alunos captaram imagens em vídeo desses elementos da comunidade, dizendo a mesma mensagem em línguas, como, Português (europeu) e Português (Brasil), Inglês (Reino Unido) e Inglês (Austrália), Francês, Russo, Romeno, Espanhol, Crioulo (Angola), Holandês, Francês, Filipino, Mandarim e língua gestual portuguesa.
Esta atividade implica articulação interdisciplinar entre Educação para a Cidadania e as línguas.
Os seus objetivos são promover o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural no agrupamento como fonte de aprendizagem para todos.

Clique AQUI para ver vídeo produzido pelos alunos.

https://drive.google.com/file/d/0BwsZPkJ4OM9VaEp5bkJzbHJVWVU/view?usp=sharing


quarta-feira, 15 de junho de 2016

E Tu, Quanto Açúcar Vais Beber?


MAKING OF DO QUADRO - VEJA AQUI o FILME ao som do tema Sugar dos Maroon 5
https://drive.google.com/file/d/0B1Pnyz6B0zQDRFgwWmJPMHBla2M/view?usp=sharing


Disciplina
Conteúdos e Atividades
Físico-Química
O açúcar é um dos solutos presentes nas várias soluções (bebidas) em diferentes concentrações (composição quantitativa).
DDR (dose diária recomendada)
Técnica de pesagem. Fórmula química da molécula da sacarose
Inglês
Healthy Lifestyles - Food and Balanced Eating Habits
História
A origem e a evolução da produção e consumo do açúcar
Educação Física
Alimentação e estilo de vida saudável
Educação para a Cidadania
Educação para o Consumo - Educação para a Saúde
Recolha das embalagens
Educação
Tecnológica
Pintura dos materiais para a construção da molécula


Como será a Escola do Futuro?

O FUTURO começa na escola. Os alunos do 8.ºB do Agrupamento de Escolas de Ansião procuram, com este projeto, abrir uma janela para o futuro e visualizar a escola daqui a 10 anos, em 2026. Como será o currículo, os espaços escolares, as salas de aula, a aprendizagem, a avaliação, o funcionamento da escola, qual será o papel dos professores e dos pais?
Realizaram um formulário, fazendo a sua previsão do futuro da escola que será respondido no início do próximo ano letivo.
https://docs.google.com/forms/d/1TX-bi8vJAsfm9J2BSuUctDOtgbo_ded6xhwnSceA2uQ/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

domingo, 22 de maio de 2016

A sessão sobre a Energia Fantasma e os Nossos Candeeiros Elétricos

Nas disciplinas de EC, ET, CN, Geografia e Inglês estudámos conteúdos relacionados com a preservação do meio ambiente e energias renováveis e depois participamos na sessão sobre a Energia Fantasma  -  Consumer Talks  - dinamizada pela DecoJovem na nossa escola, no dia 17 de maio de 2016. Foi uma sessão muito interessante. Tirámos fotografias da sessão e de alguns candeeiros que aprendemos a fazer com a nossa professora de ET.
O Kristián encarregou-se de fotografar a sessão. Ora vejam...














 
 
E agora as fotos do Bernardo, enquanto fazia o seu candeeiro.
 




 
O candeeiro do Rodrigo S.