quinta-feira, 9 de abril de 2015

A Família - Canção de Homenagem aos Avós (clique na imagem)

Canção em homenagem aos Avós
 
               Realizaram-se, no 1.º período, algumas atividades interdisciplinares cujo tema unificador foi A Família, tema também abordado no projeto Escola com Pais e na Formação Pessoal e Social.  Na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, foi levada a cabo a atividade Encontro com os Avós”, dinamizada pela docente de Educação Moral e Religiosa Católica, em colaboração com a biblioteca e em articulação com a disciplina de Educação para a Cidadania, na qual participaram também os alunos da turma A do sétimo ano. Os alunos refletiram sobre a importância dos avós na sua vida e também sobre o papel que os idosos desempenham na nossa sociedade, sendo considerado assunto oportuno, no âmbito da sua educação enquanto cidadãos.
               Os alunos do 7.º B realizaram um vídeo no qual cantaram uma canção, uma versão de um tema conhecido, com letra adaptada aos avós, trabalho realizado nas aulas de Educação para a Cidadania. Durante a referida sessão leram poemas para os avós, que compareceram em elevado número. Nesta atividade participaram ainda os alunos do Curso de Educação e Formação em Serviço de Mesa, com a função de servir o chá com bolos e bolachas trazidas por quem participou na sessão e o Clube de Teatro, com uma peça de teatro. 
               As docentes de línguas -  Português, Inglês e Francês - deram início a uma articulação sobre um tema abordado em comum, a Família, e o texto narrativo e descritivo.
               Nas línguas estrangeiras, abordou-se a identificação pessoal, a descrição do retrato físico e psicológico, produzindo diversos textos descritivos acompanhados de imagens, bem como textos narrativos autobiográficos. Foram ainda lecionados os países, as nacionalidades e as relações familiares e graus de parentesco, levando à criação de árvores genealógicas dos alunos.  Na disciplina de Português, tal como previsto na respetiva planificação, foram escritas cartas dirigidas a familiares.
              



              
 

              

Sem comentários:

Enviar um comentário